Padre Fábio faz uma nota sobre sua postagem feita nesta quarta-feira na página da Paróquia de Sant’Ana do Barroso
Nota do nosso Pároco Padre Fábio José Damasceno sobre sua postagem no dia 21/03/2018
“Cuidai de vós mesmos e de todo o rebanho sobre o qual o Espírito Santo vos constituiu presbíteros, para pastorear a Igreja de Deus, que ele adquiriu com o seu próprio sangue.”
Atos dos Apóstolos, 20,28
Ontem à noite estive reunido com os sócios proprietários da 265 para uma conversa aqui no escritório paroquial. agradeço a delicadeza deles em me procurar. A partir dela, gostaria de fazer alguns esclarecimentos a respeito da minha postagem na tarde do dia 21 de março.
1º – Não tenho e nem pretendo ter qualquer autoridade para proibir ou permitir qualquer tipo de atividade de cunho social, pois, como citei acima, sou pastor do rebanho a mim confiado, e como tal, devo cuidar dele com a minha própria vida, o que procuro humildemente fazer há quase 30 anos, procurando não exacerbar daquilo que é próprio e peculiar da minha missão.
2º – A nota postada por mim dirigia-se exclusivamente aos cristãos católicos da paróquia a mim confiada como nela se pode verificar. Digo isto porque muitos estão me acusando de cercear a liberdade dos nossos cidadãos. Reafirmo a minha palavra – não tenho nada com o que está acontecendo senão no que diz respeito à fé dos meus paroquianos.
3º- Na minha postagem como se pode verificar, não faço acusações pessoais, mas uma reflexão sobre o tempo da quaresma e semana santa e, as atitudes cabíveis e inadequadas para um cristão católico. Além disso, cada um sabe “onde o sapato lhe aperta”, e obviamente entendo que o exercício do trabalho digno em nada denigre a imagem de quem o realiza.
4º – Por fim, desejo que cada um faça o que quiser, pois como nos assegura a Constituição Federal em seu artigo Vº, todos temos o direito de ir e vir e de liberdade de expressão religiosa e social. Mormente, como Sacerdote, formado no pensamento filosófico e teológico sei que todos têm o livre arbítrio, o que lhes capacita a fazer suas escolhas, o que certamente cada um fará em seu ato de escolha de participar ou não do evento programado. Ninguém está acorrentado e obrigado a tomar uma decisão pautada na coerção de simples palavras de um sacerdote a serviço do Reino dos céus que nunca foi omisso e se calou nos momentos mais críticos da história de nossa cidade.
Agradeço a todos a atenção e como Jesus digo as palavras de perdão que ele pronunciou do alto da cruz para aqueles que dirigiram duras e impensadas sentenças contra mim e a Santa Igreja: ” Pai perdoai-lhes, eles não sabem o que fazem.”
Padre Fábio José Damasceno – Pároco de Sant’Ana
Fonte: Paróquia Santana do Barroso