Na noite desta terça-feira (26), foi realizada, no Ceclans, a formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas – Proerd. Cerca de 400 crianças, alunos da rede estadual e municipal, participaram da cerimônia, que lotou o ginásio também com familiares e autoridades presentes. O evento encerrou a 1ª Semana de Políticas Públicas sobre Drogas no Município de Barroso, que incluiu diversas atividades, desde o dia 19 de junho.
Realizado pela Polícia Militar, o Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) consiste num esforço cooperativo estabelecido entre a Polícia Militar, a Escola e a Família, tendo como missão e visão:
Missão: ensinar aos estudantes boas estratégias de tomada de decisão para ajudá-los a desenvolver habilidades que os permitam conduzir suas vidas de maneira segura e saudável.
Visão: construir um mundo no qual os jovens de todos os lugares estejam capacitados para respeitar os outros e para escolherem conduzir suas vidas livre do abuso de drogas, da violência e de outros comportamentos perigosos.
Os objetivos específicos do programa incluem:
Desenvolver nos jovens estudantes habilidades que lhes permitam evitar influências negativas em questões afetas às drogas e violência, promovendo os fatores de proteção.
Estabelecer relações positivas entre alunos e policiais militares, professores, pais, responsáveis legais e outros líderes da comunidade escolar.
Permitir aos estudantes enxergarem os policiais militares como servidores, transcendendo a atividade de policiamento tradicional e estabelecendo um relacionamento fundamentado na confiança e humanização.
Estabelecer uma linha de comunicação entre a Polícia Militar e os jovens estudantes.
Abrir um diálogo permanente entre a “Escola, a Polícia Militar e a Família”, para discutir questões correlatas à formação cidadã de crianças e adolescentes.
Veja a transmissão ao vivo da TV Barroso!
[ae-fb-embed url=’https://www.facebook.com/TVBarrosoRegional/videos/836396963215833/’ width=’500′ showtext=’true’ showcaptions=’true’ allowfullscreen=’true’ autoplay=’true’]
Confira todas as fotos: