FESTIN encerra sua primeira edição on-line com sete espetáculos para o público infantil

 

O Festin nasceu em função da necessidade de uma maior valorização do teatro e do patrimônio artístico de nossa querida cidade, São João del-Rei, berço de tantas manifestações culturais de tamanha relevância para o país.

popularização do teatro é ainda mais importante para a formação de um público que nasceu digitalizado. Embora a acessibilidade e a democratização da informação sejam elementos essenciais para uma transformação digital, que rege o desenvolvimento da nossa sociedade, é a mesma tecnologia que afasta os nossos filhos do que há de mais genuíno em uma infância bem vivida: as brincadeiras e as histórias que, quando contadas com ludicidade e encantamento, incentivam a imaginação e a criatividade das crianças.

A pandemia, porém, trouxe uma aura negativa e uma perspectiva triste sobre o futuro do movimento artístico e cultural do Brasil. O Festin, por sua vez, apropriou-se do que há de mais vantajoso em relação à tecnologia para garantir a democratização do acesso às peças teatrais e o fomento do trabalho de artistas negligenciados pelo isolamento social — o fechamento de escolas, teatros, cinemas e outros ambientes onde a cultura se faz presente, e presenteia a população brasileira.

Durante os seis dias de evento, sete espetáculos foram exibidos por meio do canal da Inovità Brasil no YouTube. Além disso, a Inovità disponibilizou um aplicativo, criado exclusivamente para o evento — Android e iOSA digitalização permitiu, então, o amplo acesso ao evento, além da participação de grupos teatrais de diferentes estados brasileiros. Os artistas evidenciaram a riqueza cultural existente no Brasil, por meio de reflexões poéticas e uma diversidade incrível de temas, linguagens e expressões.

Assim, o Festin pôde ser prestigiado pelo público de todos os estados brasileiros e por pessoas de vários países. Além disso, assim como as edições anteriores do festival, os estudantes de escolas públicas e particulares de São João del-Rei e região poderão experienciar o teatro (mesmo que, neste ano, as apresentações não sejam ao vivo e em tempo real): as peças ficarão disponíveis para serem visualizadas a qualquer momento e gratuitamente, até 30 de abril de 2022, aos usuários que fizerem o download do aplicativo.
Por meio dos canais do evento, também é possível fazer o download de materiais pedagógicos para as crianças colorirem e se divertirem. Essa é uma forma de incentivar a participação dos pequenos e de manter acesa a curiosidade pelo encantamento do formato presencial do teatro.
Entre apresentações de monólogos e de grupos, o Festin recebeu a Cia Cornucópia de Teatro, Galileu Henrique Costa Fontes, Insensata Cia de Teatro, Pandorga Companhia de Teatro, Magnólia Cultural, Cia Arte-Móvel de Teatro e Criadouros. O público-alvo das apresentações também foi abrangente e o tempo médio dos espetáculos foi de 30 minutos.
Os organizadores do evento, em especial Adriano Resende Margotti, agradecem a participação de todos, seja o público que prestigiou as peças com tamanho interesse, sejam os artistas, que aproximaram o público de todo o encantamento do teatro. “A toda a equipe do projeto — Coordenação Geral: Adriano Resende Margotti, Assistente Geral: Lucimara A. Reis, Redação: Anelise M. de Carvalho Santos, Social: Wanderson Nascimento, Vídeo: Antônio Rômulo de Sousa Jr. Curadoria e Seleção: Vinícius Cristóvão Ribeiro de Carvalho, Roteirista: Hussan Fadel Silvestre, Ilustração Gibi/Tinzinho: Guto – Luiz Augusto Resende Pires  — o nosso muito obrigado!”.
Achadouros – Teatro para Bebês, Show de Palhágica, Um Golinho Só, Em Busca do Snark Invisível, Casulo, Juvenal, Pita e o Velocípede e Memórias de um Quintal — são peças que trazem um suspiro de alegria e poesia em dias tão nebulosos como os que vivenciamos atualmente. As apresentações são um convite à emoção para todas as gerações!
Abaixo, segue um pouquinho sobre cada montagem:

Achadouros – Teatro para Bebês

A peça Achadouros tem como principal conceito a ressignificação de
objetos cotidianos do universo infantil, a partir de uma reflexão poética sobre a chegada do ser humano ao mundo, sua capacidade transformadora e criativa.

Show de Palhágica

O monólogo Show de Palhágica é uma experiência encantadora e emocionante que resgata a tradicional e milenar arte do circo e do teatro por meio de mágica, técnicas de mentalismo, ventriloquia, improviso, contação de história e palhaçaria.

Um Golinho Só

Um Golinho Só trata da temática da água sob uma reflexão contemporânea. É baseada em um texto narrativo com músicas e apresentação de bonecos que aumentam a ludicidade da apresentação e flerta constantemente com elementos do imaginário popular.

Em Busca Do Snark Invisível

Em Busca Do Snark é inspirado no poema A Caça ao Snark, do escritor inglês Lewis Carrol, e discute os diferentes tipos de medo e a valorização da singularidade do indivíduo em uma expedição náutica em busca do Snark, uma criatura imaginária e singular.

Casulo

Casulo é uma obra teatral poética e delicada que traz a reflexão sobre a tênue linha da vida, um convite à emoção e ao que há de mais sincero e onírico dentro de nós.

Juvenal, Pita e o Velocípede

O espetáculo propõe um resgate de memórias da infância para despertar a curiosidade do público infanto-juvenil por outras infâncias possíveis, apontando para a diversidade e a riqueza da experiência humana, em diferentes tempos e gerações.

Memórias de um Quintal

Memórias de um Quintal sai do lugar-comum das apresentações teatrais e contos infantis e traz mais alma e poesia para destacar as memórias e pessoalidades que remetem ao verdadeiro encantamento da infância.
Reforçamos o nosso convite para que vocês assistam as apresentações: façam o download do aplicativo, do gibi para colorir e conheçam o mundo do teatro junto com o Tinzinho!

http://festin.inovita.com.br/
GooglePlay: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.inovita.festin.br
AppStore: https://apps.apple.com/us/app/festival-de-teatro-infantil/id1569048528
Youtube: http://youtube.com/channel/UC_2XHfuMQpq-12nEYlvACQA

Fonte: Inovita