Covid-19: Barroso recebe nesta quinta 150 doses da vacina para idosos acima de 90 anos

Hoje a  cidade começa a vacinar os idosos acima de 90 anos nesta quinta-feira (11). As doses chegaram em São João del Rei nessa quarta, mas como havia um calendário de planejamento por parte da Unidade Regional de Saúde, as vacinas estarão disponíveis nesta quinta.

As doses da vacina CoronaVac para os municípios da região já estão sendo distribuídas por uma ordem estabelecida pela Regional. As doses de Barroso serão retiradas na tarde desta quinta-feira (11) na cidade vizinha pela equipe da secretaria Municipal de Saúde.

De acordo com o comunicado da Regional, Barroso vai receber mais 150 novas doses e seguindo as normas da deliberação da Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais, o próximo público prioritário passa a ser os idosos, começando com os que
tenham 90 anos ou mais.

De acordo com o Programa Nacional de Imunização (PNI) do Ministério da Saúde (MS), os riscos de agravamento e óbito por Covid-19 e de vulnerabilidade social foram considerados para a definição dos grupos prioritários.

Segundo a Nota Técnica publicada pelo ministério, foram avaliados a transmissão comunitária e o risco de morte por covid-19 relacionado a faixas etárias mais avançadas, que chega a ser 8,5 vezes maior para hospitalização e 18,3 vezes maior para óbito entre idosos com mais de 90 anos ou mais.

Com informações do Jornal Barroso em Dia 

2021-02-11