Comitê com a Comunidade reúne lideranças em Barroso

A LafargeHolcim reuniu, na última terça-feira (11), em sua fábrica em Barroso, 29 lideranças comunitárias para o 52º encontro do Comitê com a Comunidade. Compareceram à reunião membros dos setores público e privado e da sociedade civil organizada.

Foram apresentados ao Comitê o resumo de 2018 da produção e expedição do cimento e informações sobre a gestão ambiental da fábrica de Barroso. Durante o encontro, Juliano Menezes, gerente da fábrica em Barroso, informou sobre as principais ações realizadas pela empresa durante 2018, como os projetos de Responsabilidade Social Educa Vida, Conexão Empreendedora, Projeto de Educação Ambiental (PEA) e Comitê de Ação Participativa (CAP).  Além disso, Juliano abordou a estratégia de investimento social para próximo ano. Após a apresentação, os participantes puderam conhecer as instalações da fábrica, como o painel de controle central, área do moinho de cimento, ensacadeira e forno industrial.

“Foi com grata satisfação que recebi o convite para fazer a visita. Fiquei surpreendido. Eu cresci em torno da fábrica e ver a evolução dela e tantas novas tecnologias é muito bacana.  Acredito que o trabalho da LafargeHolcim engrandece nosso município de Barroso e valoriza também nosso estado de Minas Gerais”, conta Sandro Ferreira, presidente da Associação dos Moradores do Bairro Rosário.

3 lideranças da comunidade comentaram na reunião, o Sr. LUIZ MOREIRA comerciante há 30 anos falou sobre o aumento do recolhimento fiscal de 68,4 % = 0, 162 – 00,5 % para o cimento, um diagnóstico para melhorar o recolhimento do município e arrecadação a partir do poder público, e uma sugestão para melhorar o comércio, sendo assim o Felipe Queiróz disse que a administração os procurou para saber sobre esta informação também e que vão levar a idéia para ver o que pode ser feito .

O Sr. JORGE BARBOSA completou as palavras do Gerente Juliano Menezes respondendo a pergunta do Sandro Ferreira da COPASA , o por quê de não ter feito a linha férrea até Barbacena para escoamento do cimento , resumindo , os encalços jurídicos e indenizações das comunidades ribeirinhas seriam o problema maior que a questão ambiental e por isso não foi viável.

O Professor GALDINO SILVA sugeriu um projeto de continuação e manutenção das áreas arborizadas e não só plantar e deixar lá, é preciso mais disse ele, a LAFARGE HOLCIM já disponibiliza as mudas para a população , mas o professor em resposta aos pedidos da comunidade cobra ainda mais que seja implantado o mais rápido possível, pois em exemplo da via que liga os bairros do Rosário ao São José ele falou sobre os plantios das árvores que foram feitas mas que sem manutenção estão morrendo no meio aos matos e sem uma vistoria de uma empresa ou profissionais na área de jardinagem e meio ambiente para acompanhar de nada vai adiantar relatou o próprio.

O Comitê com a Comunidade é um programa que tem como principal objetivo estabelecer diálogos transparentes com os stakeholders da LafargeHolcim sobre temas de interesse da empresa e da comunidade. Para mais  informações, a unidade de Barroso da LafargeHolcim  mantém canais de comunicações abertos a todos os públicos por meio do e-mail: comunicacao-barroso@lafargeholcim.com e WhatsApp: (32) 99912-2185.