Bispo divulga orientações para a Solenidade de Corpus Christi na Diocese

Seguindo as orientações litúrgicas da Igreja, do ponto de vista prático, e após ouvir os forâneos, o bispo diocesano, Dom José Eudes Nascimento, juntamente com o Vigário Geral, padre Geraldo Magela, emitiram nesta terça-feira, 26, uma circular com novas orientações para este período de pandemia. No documento, O bispo fala da celebração do Crisma e fornece algumas orientações para a Solenidade de Corpus Christi. Veja

ORIENTAÇÕES LITÚRGICAS PARA A SOLENIDADE DE CORPUS CHRISTI

São João del-Rei, 26 de maio de 2020

“Eu sou o pão vivo que desceu do céu, se alguém come deste pão viverá eternamente”. (Jo 6, 51)

Senhores Párocos e Administradores Paroquiais,

Paz e Bênção no Senhor!

Considerando a situação da pandemia do COVID-19, para promover a vida e a comunhão em nossa Igreja Particular, servimo-nos do presente para oferecer aos senhores orientações a respeito da Solenidade de Corpus Christi.

Que seja celebrada na Igreja Catedral e em cada Igreja Matriz a Missa, sem participação do povo e transmitida pelas mídias sociais.

Em virtude da procissão do Santíssimo ser parte integrante da liturgia da Solenidade de Corpus Christi, em cada cidade, faça-se uma procissão motorizada com o Santíssimo Sacramento.

Na chegada da procissão, no interior da Igreja, seja dada a Bênção com o Santíssimo Sacramento.

Acerca da procissão pedimos atenção para as seguintes normas:

  • Nas cidades que contam com mais de uma Paróquia (São João del-Rei, Lavras e Barroso) haja uma única procissão.
  • Não sejam dadas as tradicionais Bênçãos ao longo do percurso, exceto, em frente aos hospitais, evitando assim aglomerações.
  • O cortejo deverá ser composto por três veículos somente: o carro andor com o Santíssimo Sacramento, um carro de som e um terceiro veículo destinado a recolher doações dos fiéis em benefício dos mais carentes.
  • Incentive-se as pessoas a fazerem suas doações de gêneros alimentícios e material de limpeza e higiene.
  • Motive-se os grupos de jovens a se encarregarem deste gesto caritativo, como a motivação do povo e o recolhimento das doações ao longo do trajeto.
  • Que as Pastorais Sociais e movimentos afins se encarreguem da distribuição criteriosa das doações.
  • Nas cidades onde houver, da parte das autoridades municipais, proibições a movimentações desta natureza, que o pároco acate as orientações em vigor.

Aproveitamos o ensejo para comunicar que no próximo dia 30 de maio, às 09:30h, na Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar celebraremos a Missa do Crisma. Participarão desta celebração os Vigários Forâneos representando todo o clero. A Celebração será transmitida pela TV Campos de Minas, Rádio Emboabas FM 92,7 + Informação, Rádio São João del-Rei-AM, mídias sociais da Catedral (YouTube e Facebook) e YouTube da diocese.

Pedimos aos senhores que divulguem e compartilhem a transmissão desta celebração que é a Missa da Unidade através da mídias paroquiais, a fim de que, ainda que de modo virtual, estejamos unidos.

Lembramos que estamos em comunhão com as orientações da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil e o Regional Leste 2 e que as orientações anteriores emanadas desta diocese permanecem em vigor. Supliquemos ao nosso Deus, Senhor da vida, que pela intercessão de Nossa Senhora do Pilar e do Glorioso Mártir São Sebastião nos ajude a promover a vida neste tempo de Pandemia e nos livre deste terrível mal.

Em Cristo!

Dom José Eudes Campos do Nascimento

Bispo Diocesano

Pe. Geraldo Magela da Silva

Vigário Geral