BARROSO TEM UM CASO DE DENGUE CONFIRMADO E QUATRO SUSPEITOS

Barroso já tem um caso confirmado e quatro suspeitos de dengue. Em dois dos casos suspeitos e no caso confirmado, os pacientes são funcionários de uma empresa no centro da cidade, nas proximidades uma obra onde foram encontrados focos do Aedes aegypti. O paciente que teve a confirmação do contágio da doença recebeu atendimento médico e já está em casa, em recuperação. Os casos suspeitos estão sendo investigados.

A Vigilância Epidemiológica fez uma varredura nos locais de possível contaminação para eliminar os focos e vai realizar uma borrifação para combater os mosquitos. É importante que os moradores recebam bem os agentes de endemias para realizarem seu trabalho de vistoria e eliminação de focos. A melhor forma de prevenção da dengue é evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, eliminando água armazenada que pode se tornar criadouros, como em vasos de plantas, galões de água, pneus, garrafas plásticas, piscinas sem uso e sem manutenção, e até mesmo em recipientes pequenos, como tampas de garrafas, além de locais como filtros de barro destampados e até aquele reservatório que fica atrás das geladeiras e freezers.

Sintomas

A dengue é uma doença viral transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. A infecção por dengue pode ser assintomática, leve ou causar doença grave, levando à morte. Normalmente, a primeira manifestação da dengue é a febre alta (39° a 40°C), de início abrupto, que geralmente dura de 2 a 7 dias, acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e articulações, prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos, erupção e coceira na pele. Perda de peso, náuseas e vômitos são comuns. Na fase febril inicial da doença pode ser difícil diferenciá-la. A forma grave da doença inclui dor abdominal intensa e contínua, vômitos persistentes, sangramento de mucosas, entre outros sintomas.

Mais informações: https://www.bio.fiocruz.br/index.php/dengue-sintomas-transmissao-e-prevencao

zika dengue chikungunya