Barrosense teve o pescoço machucado por linha de pipa com cerol quando andava de moto

Nesta quarta-feira, 27 de junho, o barrosense Maureliano Kuner Ladeira postou, no Facebook, uma foto com um corte superficial no pescoço e a seguinte legenda: “Linha de pipa chilena. Estava de moto e por pouco não acontece pior. Atenção aos motoqueiros, usem antena”. O alerta serve para os usuários de motocicletas que transitam pelo município, mas também para os ciclistas, afinal, esta época do ano é propícia para a brincadeira das pipas, mas, infelizmente, com uso de cerol e linha chilena. Neste caso, o uso das chamadas “antenas corta-pipas” é fundamental.

Nós da TV Barroso já avisamos que um menino do Bichinho em Prados foi atingido também por cerol, veja a matéria: Linha com cerol causa grave acidente no Bichinho-Prados

A postagem de Maureliano teve rápida repercussão e abriu discussão para a velha questão do uso do cerol (e mais recentemente da linha chilena). Muitos cidadãos se mostraram indignados com a situação. “Existe cidadão em Barroso vendendo esse lixo em seu estabelecimento. Pipa que cai na minha horta com essa linha, é destruída na hora, de preferência na frente do dono. Caso alguém morra num acidente desse, quem será responsabilizado? Com certeza vai ser o morto porque os outros serão ‘os coitados’”, comentou um internauta.

Outros usuários do Facebook também destacaram suas experiências com o assunto. “Esse foi um dos motivos que vendi a minha [moto] há dois anos atrás”, lembrou um dos internautas. “Passei por isso também no Bedeschi, a minha sorte é que fez um barulho na catraca da bike e quando abaixei para olhar a linha raspou no capacete”, ressaltou um ciclista.

A Rádio Liberdade FM entrou em contato com a Polícia Militar de Barroso, que destacou a importância da conscientização sobre o perigo relativo ao uso do cerol e da linha chilena. “O objetivo é evitar os riscos de acidentes, sempre focando na segurança da vida e da integridade física das crianças que brincam com as pipas, dos ciclistas e motociclistas, bem como dos pedestres que circulam pelas vias. É fundamental que os pais e responsáveis estejam atentos e imbuídos na fiscalização e na orientação sobre os riscos do uso destes materiais, que podem ocasionar acidentes gravíssimos e até mesmo a morte de pessoas”, afirmou o Comandante da Corporação, 2º Tenente Tiago Daher.

CEROL É CRIME

De acordo com publicação no site da Polícia Militar de Minas Gerais, o uso de cerol é considerado crime penal, capitulado nos artigos 129, 132 e 278 do Código Penal Brasileiro, além do artigo 37 da Lei das Contravenções Penais. Em caso de uso por criança e adolescente, o mesmo poder ser apreendido e encaminhado a autoridade competente. O adulto que também utilizar será conduzido juntamente com o material até a autoridade judiciária, podendo permanecer preso. Em Minas Gerais, a Lei Estadual 14.349/02, de 15/07/2002, prevê multa para os infratores, ficando estes também sujeitos às sanções cíveis e penais.

Fonte: Radio Liberdade FM