Acidente na BR 494 próximo a São Tiago com 2 vítimas

Acidente na BR 494 próximo a São Tiago distante cerca de 50 km de SJDR.

Ocorreu uma colisão frontal entre uma carreta e um caminhão bau sendo a carreta com líquido combustível a princípio com 02 vítimas.

Ambulância e caminhão de combate à incêndio estavam no local.

Tarde de sexta feira por volta de 16:00h equipes de bombeiros de São João del Rei foram acionados a comparecer a rodovia BR 494, altura do km 194, proximidades da cidade de São Tiago onde uma colisão deixou duas vítimas.

Quando os bombeiros chegaram ao local verificaram que se tratava da colisão entre os veículos Carreta tanque de placas HBG 6099, licenciado em Campo Belo/MG e que segundo seu condutor de 58 anos tráfegava sob forte chuva em direção a SJDR, no intuito de abastecê-lo com leite, quando em uma curva foi atingido pelo caminhão baú frigorifico pertencente a uma indústria de alimentos de placa AHL 4949, licenciado na cidade de Medianeira PR , que trafegava em sentido contrário, e que era conduzido por um motorista de 33 anos, procedente de Capanema/PR, que não conseguiu desviar seu veículo onde ambos colidiram frontalmente e em ato continuo se incendiaram.

Com a colisão o motorista da carreta tanque conseguiu sair a tempo, entretanto o condutor do caminhão baú teve a frente de seu veículo mais atingido pelas chamas e seu condutor apresentava se com 60% do corpo queimado .

Compareceram inicialmente uma equipe da Polícia Militar e do Samu de São Tiago que removeu o motorista de 58 anos para o Hospital São Vicente de Paulo em São Tiago, já a vítima com queimaduras teve que ser removida para o Hospital Nossa Senhora das Merces em São João del Rei, sendo imediatamente transferido para o bloco cirúrgico pois seu estado inspirava cuidados.

Para debelar as chamas os bombeiros tiveram bastante trabalho gastando para tal cerca de 8.000 litros de água.

Por conta do acidente a rodovia ficou interditada por cerca de 05 horas nos dois sentidos e devido a queda de uma ponte na BR 265, seu movimento aumentou consideravelmente.

Vejas as fotos:

 

Assessoria de imprensa dos Bombeiros 

Cuidados ao dirigir sob chuva

Com a chegada das chuvas, a pista molhada e a baixa visibilidade comprometem a segurança das vias, pois aumentam bastante o risco de acidentes de trânsito. Por isso, o Detran alerta aos motoristas sobre os cuidados que devem ser tomados para diminuir os riscos de acidentes de trânsito neste período do ano.

Principalmente durante as primeiras chuvas, a água e o acúmulo de sujeira e óleo no asfalto tornam as pistas escorregadias, causando deslizamentos em casos de mudança de faixa e freadas bruscas. As poças d’água que se formam em alguns trechos das vias podem provocar a perda da direção do veículo e causar sérios acidentes. A visibilidade também fica comprometida, principalmente durante as chuvas fortes, quando todas as janelas do veículo são fechadas e os vidros embaçam. Por isso, a principal dica é reduzir a velocidade, aumentar a distância do veículo da frente e redobrar a atenção.

 

Para aumentar a segurança do veículo e evitar acidentes, o Detran recomenda que se faça uma revisão dos pneus, freios, limpadores de para-brisas e faróis. Toda a parte elétrica do veículo também deve ser constantemente verificada, já que fusíveis e lâmpadas queimam com mais facilidade quando são molhados.

Dicas

· Faça revisão dos pneus, freios, limpadores e faróis do veículo;

· Mantenha os pneus calibrados e evite frear quando cair em um buraco, para diminuir o efeito do impacto;

· Para ter melhor visibilidade, use o ar-condicionado e o desembaçador elétrico traseiro ou abra um pouco os vidros para deixar o ar circular pelo carro;

· Reduza a velocidade e mantenha maior distância do veículo da frente;

· Se houver pouca visibilidade em função de chuva ou neblina, pare e espere as condições do tempo melhorarem, caso possa fazer isso com segurança;

· Evite freadas ou mudanças bruscas, pois o acúmulo de água na pista pode provocar a aquaplanagem, quando os pneus perdem o contato com o asfalto;

· Utilize sempre a luz de seta para indicar mudança de direção;

· Em caso de enchente, abandone o veículo assim que o nível de água atingir o batente do carro, pois pode começar a boiar.