Superação e Motivação

Depois de um ano afastado, em comemoração a sua volta a Tv Barroso, o colunista Sérgio Pedro fala da sua história de superação dando seu testemunho de Força e Fé para aqueles que se encontram sem motivação, desanimados e sem esperança. É de conhecimento geral que a sociedade, diante a tantas crises sociais, políticas e econômicas, entre doenças gravíssimas e crônicas, somados a vários outros problemas que confrontam a vida humana vem produzindo uma sensação de desespero e derrota. Certamente, vidas construídas desde a infância, entre erros e acertos, vitórias e derrotas, como qualquer ser humano dito normal que projeta sonhos e objetivos prevendo conquistar neste mundo contraditório. E infelizmente de repente, tudo se transforma e tende a ficar muito mais difícil e todos se veem necessariamente obrigados a lutar, buscando descortinar uma superação que conduzirá respectivamente a uma motivação que possa trazer o desejo de seguir em frente.

Neste sentido, conta que os fatos aconteceram há alguns anos atrás, no início do novo século. Quando já começava a enfrentar sérios problemas oftalmológicos, perdendo a visão do olho direito, decorrente de um glaucoma. Resultado: aposentadoria por invalidez e seis anos depois, a perda total também da visão do olho esquerdo, um deslocamento de retina. Várias cirurgias e nenhuma resposta positiva. Ano de 2007, ao perder a visão ficava a pergunta. O fim? Acabou? A resposta era não. Apesar do desespero inevitável, busquei força em minha família, principalmente em meus filhos e em minha esposa, mesmo que sem a visão natural o único caminho era seguir em frente e nunca me entregar.

No entanto, quando se fala em pessoa com deficiência visual, é muito complexo, mas para quem se propõe a lutar, apesar de não ser nada fácil se torna no mínimo curioso. Tem coisas que faço agora que não conseguia fazer quando tinha a visão perfeita. Então, dois anos mais tarde me inseri na Associação dos Cegos de Juiz de Fora, onde me vi em um mundo novo e desconhecido, tendo que aprender quase tudo de novo, fui buscando meu espaço e com muita dificuldade consegui ir quebrando paradigmas, derrubando barreiras e buscando uma nova identidade na a capacidade convicção de tentar ser uma pessoa muito melhor do que antes destes fatos acontecerem em minha vida. Além disto, fiz amigos maravilhosos, conheci pessoas incríveis e participei de experiências inesquecíveis. Travei uma luta intensa e solitária naquela instituição, pois só dependia de minha própria força e fé. Foram várias formações no âmbito da pessoa com Deficiência visual, depois a conclusão do Ensino Médio e por fim, formação em um Curso Superior de Serviço Social. E tudo isto depois de ficar cego e após os 40 anos de idade. Sem hipocrisia, deixo bem claro, que logicamente não tenho uma vida perfeita, vivo cheio de incertezas, precisando de me reinventar e superar meus fantasmas todos os dias, mas mesmo assim luto para seguir em frente. E é por todos estes motivos que estou aqui de volta como colunista da Tv Barroso, tentando superar mais uma etapa de minha vida, sempre aprendendo e fazendo o que gosto e apesar de todos os contratempos que a vida oferece, sugiro que façam o mesmo quando problemas aparecerem.

Enfim, foque seu pensamento em coisas positivas e esqueça as ruins. Bloqueie todo pensamento negativo e derrotista. A superação começa na nossa mente! É importante que confie e acredite em você mesmo e no seu triunfo. Tenha fé e esperança, e lute com todas as suas forças pela superação. Com determinação tudo se consegue. A vida é a maior oportunidade de sua existência para conseguir alcançar todos os seus sonhos. Qualquer que seja o seu caso, acima de tudo não pense em desistir. Além disso, nada na vida se consegue sem sacrifício. E a luta que vamos travando é um trajeto obrigatório entre o nosso objetivo e a tão desejada vitória.

Att: Sérgio Pedro da Silva

Bacharel em Serviço Social