A vida de Nhá Chica no Campo das Vertentes responde pelo terço inicial da rota de peregrinação “Caminho das Virtudes” em homenagem à beata mineira, lançada no mês de agosto em Baependi. Tiradentes, Santa Cruz de Minas e São João del Rei respondem por 60 km dos 220 Km, dentro da Estrada Real, entre Tiradentes a São Lourenço.
A Prefeitura de São João del Rei e o pároco do distrito de Santo Antônio do Rio das Mortes, local de nascimento da Nhá Chica, analisaram a importância de organização e estabelecimento deste percurso tanto pelo aspecto religioso quanto como opção turística para a cidade.
A Rota Nhá Chica – Caminho das Virtudes, é um projeto do Sebrae Minas lançado no último mês e nasceu para atender às necessidades de quem fazia o trajeto.
De acordo com o secretário de Cultura e Turismo, Marcus Fróis, a Prefeitura de São João del Rei participou de todas as discussões sobre a criação do “Caminho das Virtudes”. Agora, haverá um encontro com representantes do Sebrae para ajustar detalhes da parceria.
A previsão é de ações para enfatizar os festejos voltados ao nascimento e batismo de Nhá Chica, no distrito do Rio das Mortes. Em 2018 foram registrados como patrimônio Imaterial de São João del Rei pontuando inclusive para o ICMs Cultural. Neste ano, um decreto municipal estabeleceu o dia 14 de junho, dia da morte da beata, como feriado religioso.
NHÁ CHICA
Nasceu em 1810 em Santo Antônio do Rio das Mortes, distrito de São João del Rei. Aos 8 anos, a família mudou-se de Santo Antônio do Rio das Mortes, distrito de São João del Rei para Baependi, no Sul de MG, onde ela viveu a fé de modo concreto e profundo.
Convivia com pessoas simples e a todos os que a procuravam tinha sempre uma palavra de conforto, um conselho ou uma promessa de oração. Pela prática da caridade e solicitude ficou conhecida como a “Mãe dos Pobres”. Morreu em 14 de junho de 1895.
Em 2011, Nhá Chica teve um milagre da cura da doença de coração de uma devota reconhecido pelo Vaticano e em junho de 2012, o Papa Bento XVI assinou o decreto de beatificação.
Para quem fizer o trecho à pé, o percurso dura nove dias. São 11 trechos e cada um recebeu o nome de virtudes atribuídas à Nhá Chica:
- Caminho da Castidade: de Tiradentes, passando por Santa Cruz de Minas até São João del-Rei (11 km)
- Caminho da Prudência: de São João del-Rei a Santo Antônio do Rio das Mortes Pequeno (11 km)
- Caminho da Fé: de Santo Antônio do Rio das Mortes Pequeno à São Sebastião da Vitória (16 km)
- Caminho da Humildade: de São Sebastião da Vitória à Caquende (22 km)
- Caminho da Fortaleza: de Caquende, passando por Capela do Saco até Carrancas (30 km)
- Caminho da Justiça: de Carrancas a Estação de Carrancas (15 km)
- Caminho da Pobreza: da Estação de Carrancas a Fazenda Traituba (20 km)
- Caminho da Obediência: da Fazenda Traituba à Cruzília (37 km)
- Caminho da Caridade: de Cruzília à Baependi (19 km)
- Caminho da Esperança: de Baependi passando por Caxambu até Soledade de Minas (30 km)
- Caminho da Temperança: de Soledade de Minas à São Lourenço (15 km)