PREFEITURA DE BARROSO INSTITUI BOLSA FAMÍLIA COMPLEMENTAR

Mais um importante programa da administração 2017-2020 começa a se tornar realidade e vai beneficiar famílias de baixa renda, em situação de vulnerabilidade social. O Projeto de Lei nº 145/2019, de autoria do Poder Executivo (Prefeitura), que institui o Programa Bolsa Família Complementar Municipal, foi aprovado na noite desta quinta-feira, pela Câmara Municipal de Barroso, e será sancionado pelo Prefeito Reinaldo Fonseca.

 

O Bolsa Família Complementar Municipal, no valor de até  R$ 100,00 mensais, será destinado a até 100 famílias que recebem o Bolsa Família e que possuem renda per capita de até R$ 89,00. O objetivo do programa é aumentar o poder aquisitivo da família para realização de suas necessidades básicas.

 

“É muito grande a nossa alegria. É uma proposta nossa, desde o início do mandato, a qual não pudemos colocar em prática, devido à crise financeira e aos confiscos de nossos recursos pelo governo estadual. Vamos beneficiar até 100 famílias, que ficarão mais bem assistidas e poderão usufruir melhor de direitos básicos”, destaca Reinaldo.

 

Assim como o Bolsa Família do governo federal, o programa municipal promove o alívio imediato da pobreza; as condicionalidades reforçam o acesso a direitos sociais básicos nas áreas de educação, saúde e assistência social; e as ações e programas complementares objetivam o desenvolvimento das famílias, de modo que os beneficiários consigam superar a situação de vulnerabilidade. “Parece pouco e creio que ainda seja pouco, mas acredito que ajudará essas famílias a ter um pouco mais de dignidade”, destaca o prefeito.

 

Reinaldo agradeceu aos vereadores pela aprovação, tendo em vista que não se trata apenas de uma proposta de campanha, mas, acima de tudo,  de um projeto que vai ajudar essas famílias. “Agradeço também a Deus por estar me dando essa oportunidade e a todos que confiaram que poderíamos fazer esse trabalho. Aí está mais uma prova da nossa seriedade e honestidade e, com certeza, o povo de Barroso é quem vai ganhar com essa realização”, conclui.

 

De acordo com a Secretária de Desenvolvimento Social, Ariane Cardoso Figueiredo, o Bolsa Família Complementar abre mais possibilidades para famílias que são acompanhadas diariamente pela secretaria e cujas necessidades são bem conhecidas, tendo em vista a situação de pobreza ou extrema pobreza em que vivem. “é uma sensação de dever cumprido, pois a Secretaria de Desenvolvimento Social não realiza ações de puro assistencialismo por si só. Reconhecemos as potencialidades das pessoas, pois criamos um departamento de geração de renda e diversas iniciativas voltadas para o crescimento e evolução dos munícipes e das famílias, em busca de melhores condições de vida. O Bolsa Família Complementar é um projeto visionário, um sinal de que temos gestores que valorizam as necessidades das famílias, sejam de desenvolvimento social, sejam de necessidades básicas das famílias. Obrigado ao Prefeito Reinaldo e à Vice-Prefeita Deléia pelo companheirismo nessa perspectiva de mudança social e a toda a equipe de trabalho da nossa secretaria. É um orgulho fazer parte dessa conquista”, declara a secretária.

 

Todas as informações de cadastro e condicionalidades para recebimento do benefício serão divulgadas em breve, depois que o prefeito sancionar a proposição de lei.

Fonte: Prefeitura Municipal de Barroso