PREFEITO REINALDO DEFENDE ELEIÇÕES UNIFICADAS E FIM DA REELEIÇÃO

Na última terça e quarta-feira (14 e 15), o Prefeito de Barroso, Reinaldo Fonseca, participou do 36º Congresso Mineiro de Municípios, promovido pela AMM – Associação Mineira de Municípios.

Em assembléia geral realizada no evento, com presença de mais de 500 prefeitos mineiros, estava a proposta de unificação das eleições no país, com o mandato de cinco anos para todos os cargos políticos, que foi aprovada por unanimidade. O Prefeito de Barroso faz coro ao argumento do presidente da AMM, Julvan Lacerda. “Defendemos a unificação dos mandatos até por uma questão de economicidade. O custo de uma eleição é de R$ 10 bilhões a cada dois anos”. Além da economia para os cofres públicos, a proposta melhoraria a governabilidade dos municípios. “Precisamos ter uma coincidência nos orçamentos. A União fazer um planejamento junto com o do Estado e dos Municípios. Eleições a cada dois anos são sinônimo de desperdício de dinheiro público e interrupção dos planejamentos da gestão. Passando para 05 anos, vamos economizar muito dinheiro, que poderá ser aplicado em políticas públicas e o mandato poderá ter um melhor planejamento”, destacou Julvan.

Um ofício com o resultado da assembleia será encaminhado ao Congresso Nacional, onde tramita uma PEC que estende o mandato dos atuais vereadores e prefeitos por mais dois anos e prevê a realização de eleições gerais em 2022. A partir de então, os mandatos passariam a ter cinco anos. Reinaldo defende a proposta, mesmo que não haja tempo para aprovação da PEC para os atuais prefeitos, que assim como ele, terminam seu mandato em 2020.