Depois de mais de 20 anos, a novela da liberação do Distrito Industrial de Barroso se encerra e com final feliz. Depois de diversas iniciativas da administração 2017-2020, por meio do Prefeito de Barroso, Reinaldo Fonseca, finalmente o Distrito Industrial de Barroso está liberado para operar e consequentemente receber empresas. No início do mandato, a administração teve que reiniciar todo o processo de licenciamento, devido a diversas irregularidades e pendências deixadas pela gestão anterior. Ao longo de dois anos, foi intensa a luta junto à Supram – Superintendência Regional de Meio Ambiente, em Ubá; junto à Codemig – Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais e junto ao Governo do Estado, para resolver todas as pendências do processo de licenciamento ambiental e conseguir também a licença de operação.
Em uma das últimas ações, no dia 06 de novembro, o Prefeito de Barroso, acompanhado da Vereadora Verinha e do Deputado Estadual Cristiano Silveira, se reuniu com o Secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais, Germano Luiz Gomes Vieira. Naquela ocasião, o processo estava em análise na Superintendência de Projetos Prioritários – Suppri.
Na última semana, o Prefeito voltou à Belo Horizonte, na Cidade Administrativa, onde recebeu, da Suppri, um ofício comunicando oficialmente a liberação do Distrito Industrial, tendo como base a Lei Estadual nº 22.796/2017, que dispensa o licenciamento ambiental para empreendimentos de parcelamento de solo, aprovados e registrados entre 19/12/1979 e 28/11/2002. Sendo assim, o processo será arquivado e o Distrito Industrial de Barroso está apto a operar.
De acordo com o Prefeito Reinaldo, esse é um momento histórico de grande relevância para o município de Barroso, tendo em vista que, desde que foi iniciado, muitos prefeitos passaram e só agora, depois de mais de 20 anos, esse sonho dos barrosenses será realizado, o que é uma honra para ele que seja em seu mandato. “Em um ano crítico, com uma crise sem igual, tanto desemprego e problemas que enfrentamos, principalmente com a retenção dos nossos recursos pelo Governo do Estado, conquistar essa liberação do Distrito Industrial foi um grande presente para nossa administração e para toda a população de Barroso. Agora é arregaçar as mangas e dar andamento aos próximos passos, com o desejo de que muitas empresas possam se instalar e gerar empregos e renda para nossa população”, destacou, agradecendo a todos que, de alguma forma, se empenharam para que esse sonho fosse realizado.
O anúncio foi feito na tarde desta segunda-feira (03), em uma coletiva de imprensa. A inauguração será marcada para os próximos dias, com programação ainda a ser definida e divulgada.
Na foto, participação do Prefeito e do então Secretário de Desenvolvimento Econômico, Sidney Campos, em uma das inúmeras reuniões com a Codemig.