Padre Dirceu Medeiros é nomeado bispo de Camaçari/BA

PAPA ACOLHE RENÚNCIA DE DOM JOÃO CARLOS PETRINI E NOMEIA PADRE DIRCEU DE OLIVEIRA MEDEIROS COMO NOVO BISPO DE CAMAÇARI (BA)

A Diocese de Sao João del-Rei acolheu com alegria a nomeação nesta quarta-feira, 27 de outubro, do padre Dirceu de Oliveira Medeiros como Bispo da Diocese de Camaçari (BA).

A nomeação se deu a  partir do pedido de renúncia apresentado por dom João Carlos Petrini por motivo de idade, conforme o cânon 401 do Código de Direito Canônico.

Padre Dirceu de Oliveira Medeiros integra ao clero diocesano de São João del-Rei e atualmente exerce o cargo de subsecretário adjunto Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Novo bispo

Padre Dirceu de Oliveira Medeiros nascido em 28 de março 1973, em Barroso (MG), filho de Paulo Garcia de Medeiros e Manoela de Oliveira Medeiros. Cursou ensino fundamental e médio na Escola Estadual Francisco Antônio Pires na cidade natal.

Ingressou em 1995 no Seminário São Tiago, da diocese de São João del-Rei, situado em Juiz de Fora (MG). Cursou filosofia de 1995 a 1997 no Instituto Teológico Arquidiocesano Santo Antônio. Possui Licenciatura Plena em filosofia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Cursou Teologia de 1998 a 2001, também em Juiz de Fora, e possui o título de Bacharel em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ).

Foi ordenado diácono em 28 de julho de 2001 na Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar em São João del-Rei e presbítero em 15 de dezembro do mesmo ano, na Paróquia de Sant’Ana do Barroso. Em 2015 participou, no Convento do Ecce Homo, em Jerusalém, do curso de aprofundamento bíblico e arqueologia bíblica promovido pelos filhos e filhas da Congregação de Sion. Lecionou nos cursos de Teologia para Leigos na diocese de São João del-Rei e no Instituto Arquidiocesano Santo Antônio, em Juiz de Fora.

Na Diocese de São João del-Rei exerceu diversas funções: animador diocesano das Campanhas da Fraternidade, Vigário Forâneo, Vigário Geral e, de 2018 a 2019, foi Administrador Diocesano. No Regional Leste 2 da CNBB foi coordenador da Comissão de Bens Culturais da Igreja. Foi Vigário Paroquial na Paróquia Santuário do Senhor Bom Jesus de Matosinhos em São João del-Rei de 2002 a 2004 e Pároco na Paróquia Nossa Senhora da Conceição da cidade de Prados (MG).

Desde junho de 2019 exerce a função de subsecretário adjunto geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), residindo em Brasília-DF.

Informações : Diocese de São João Del Rei