A MÃE DA MÃE DE JESUS
“Ana santa e gloriosa, Mãe da Mãe de nosso Deus.
Fazei que não seja ingrata minha alma aos favores seus.”
Oração
Ó gloriosa Santa Ana, mãe da Mãe de Jesus, nós vos louvamos e pedimos que nos alcanceis um grande amor por Jesus e por Maria, para que, trilhando o caminho das virtudes, possamos agradar-lhes em tudo e contribuir para a construção de seu Reino neste mundo. Amém.
História
De acordo com os Padres da Igreja, S. Epifânio e S.João Damasceno, Ana significa “graça e “Misericórdia”, nome bem apropriado a ela, que foi a mãe da Virgem Maria, chamada também Senhora das Graças e da Misericórdia. Ana, como Maria, foi enriquecida de graças e Misericórdia porque o Senhor a presenteou com uma filha privilegiada, aquela que, dando seu “sim” a Deus, tornou-se a Mãe do Salvador. Na Bíblia, encontramos três mulheres com o nome de Ana: a mãe do profeta Samuel, a mulher de Raquel, parente de Tobias, e a profetisa Ana, que foi ao encontro de Jesus no dia de sua apresentação no Templo.
Reflexão
O Senhor falou a Moisés, referindo-se a Beseleel: Enchi-o do espírito de Deus: sabedoria, Habilidade e conhecimento para qualquer trabalho…” (Ex. 31,1-3). Santa Ana foi também escolhida e agraciada com dons particulares para ser a mãe da Virgem Santíssima e avó de Jesus, nosso Salvador. Com muito acerto, seu nome que dizer “graça e misericórdia”.
Oração final
Ó bem aventurada Sant’Ana, eis-nos prostados diante de vós, cheios da mais sincera veneração em nossas almas. Sois esta criatura privilégiada e particularmente amada por vossas estraordinárias virtudes e vossa santidade, merecestes de Deus o insigne favor de dar à luz do mundo a medianeira de todas as graças, a mulher bendita entre todas as mulheres, a Mãe do verbo encarnado, a Santíssima virgem Maria. Por tão sublimes privilégios, dignai-vos, nós vos suplicamos, ó dulcicíssima e querida santa, receber-nos no número de vossos verdadeiros servos aos quais pertencemos e queremos pertencer todos os dias de nossa vida.Cercai-nos com vossa proteção eficaz, e obtende-nos de Deus a imitação daquelas virtudes que tão generosamente praticastes. Obtende-nos a graça de conhecer os nossos pecados e ter deles uma sincera dor, amar ardentemente a Jesus e Maria e cumprir com fidelidade e perseverança nossos deveres de estado. Livrai-nos de todos os perigos na vida e assisti-nos na hora da morte, a fim de que nos salvemos e cheguemos ao céu, e possamos convosco ó mãe feliz, bendizer e louvar o Verbo Divino que se fez homem no ventre de vossa filha, a Puríssima Virgem Maria. Assim Seja.



