Ação conjunta entre as forças de segurança tem objetivo de impedir migração de criminosos para as cidades da Zona da Mata após intervenção federal no estado fluminense.
A Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) divulgou nesta quarta-feira (9) o balanço da operação “Fronteira + Segura” realizada na BR-040, na divisa entre os estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais. Foram 103 veículos fiscalizados e dois deles apreendidos por infrações de trânsito.
Foram empenhadas na ação desta terça-feira (8) 16 viaturas, um drone e dois helicópteros, com o apoio de 11 policiais rodoviários federais, 13 policiais militares e 20 policiais civis.
O trabalho é feito de forma integrada com abordagem de pessoas e veículos. Na ocasião, há cruzamento de bancos de dados e sistemas, como leitura de placas e situação do veículo junto ao Departamento de Trânsito (Detran), mandados de prisão em aberto, monitoramento da tornozeleira eletrônica, consulta ao sistema de adolescentes infratores, entre outros.
Operação
A ação é chamada pelo Governo de Minas de “Fronteira + Segura” e conta com abordagens realizadas pelas polícias Militar e Rodoviária e os recebimentos das ocorrências por parte da Polícia Civil.
Também participam da operação a Secretaria de Estado de Administração Prisional (Seap), a Coordenadoria de Integração de Inteligência de Segurança Pública e Centro Integrado de Comando e Controle Regional.
Há ainda apoio do Centro Integrado de Comando e Controle Móvel (CICC Móvel), que é uma carreta com tecnologia embarcada, câmeras que se elevam 30 metros e alcançam um raio de até 5 km, com imagens nítidas e visão térmica e noturna.
A operação foi desencadeada após o decreto feito pelo governo federal da intervenção na segurança pública no Rio de Janeiro ter sido aprovado.
Fonte: G1