Loja Casa Popular! Há 50 anos fazendo história no comércio de Barroso

O desenvolvimento de Barroso se dá, em especial, pela movimentação do comércio local que ao longo de mais de seis décadas ajuda na geração de empregos, na economia e também na construção da identidade do município.

Dentre os estabelecimentos mais tradicionais da cidade, está a Loja Casa Popular, que neste ano de 2020 completou 50 anos de atividades.

Para Ronaldo do Nascimento Ferreira, atual administrador da Casa Popular, é muito satisfatório a recepção dos clientes tendo, inclusive, pessoas que compram na loja desde a sua fundação.

“Temos acompanhado o crescimento de Barroso desde o início da loja nos anos de 1970. Hoje é uma cidade com mais de 20 mil habitantes. Sempre vem pessoas aqui e comentam que seu pai e avô tinham o costume de comprar na loja. Para nós isto é uma satisfação, pois de uma certa maneira estamos contribuindo para o progresso da cidade porque muitas pessoas trabalharam aqui. Temos uma amizade muito grande com vários funcionários que já passaram por aqui”. disse.

DÉCADA DE 1970 – O INÍCIO DE UM SONHO

Foi no ano de 1970, mais precisamente no dia 1º de abril, que a Casa Popular abriu as portas para atender a comunidade barrosense.

O empreendimento, fundado pelo Sr. Geraldo Ferreira da Silva, no início era localizado na esquina das ruas Cel. Artur Napoleão e Joaquim Ferreira, e funcionava como armazém e loja de tecidos aos fundos do comércio do Sr. Antônio Graçano.

Na época, José Luiz Ferreira foi o primeiro, dentre os seis filhos do Sr. Geraldo, a administrar a loja ao lado do pai.

Após algum tempo, as atividades de armazém foram encerradas, permanecendo as de tecidos. Aos poucos foram incluídos também os serviços de confecção e calçados. Neste período, trabalharam na loja mais um dos filhos de Geraldo, Adenor Ferreira, e seu primo Roberto Geraldo Silva.

Com o sucesso e o crescimento da empresa, houve a necessidade de um espaço maior para a comercialização de mais itens e um melhor atendimento ao público. Assim sendo, no ano de 1976 foi iniciada a construção da atual sede da Casa Popular, que foi concluída em 1978.

DÉCADA DE 1980 – MUDANÇAS

No ano de 1986, José Luiz saiu da loja e deixou a administração aos cuidados de Adenor.
Durante o tempo em que esteve à frente da administração da Loja, Adenor fez algumas mudanças e incluiu a linha de material esportivo, que se mantém até hoje, e ampliou a linha de calçados.

Nesta fase, também trabalharam na loja outros dois irmãos, Moacir do Nascimento Ferreira e Jovino Gomes Ferreira, além de alguns sobrinhos e sobrinhas. Com isso, a Casa Popular se consolidou como um negócio de família.

DÉCADA DE 1990 – DESPEDIDAS

O ano de 1992 foi marcado na empresa com o falecimento de seu fundador, Sr. Geraldo Ferreira da Silva, no dia 14 de julho.

Com isso, coube a matriarca da família, a Senhora Eli Gomes do Nascimento Ferreira, continuar a comandar os negócios e o lar.

Em razão do processo de herança, seis herdeiros assumiram a loja. Destes, Adenor, Jovino e Moacir, optaram por vender suas partes aos demais irmãos, José Geraldo, Ronaldo e Roberto.

A partir deste momento, a Casa Popular passou a ser administrada por Ronaldo do Nascimento Ferreira e José Geraldo Ferreira. Nesta época a loja deixou de trabalhar com tecidos, mantendo apenas a linha de produtos esportivos e calçados.

ANOS 2000 – UM NOVO COMEÇO

No dia 31 de outubro de 2002, a família sofreu mais uma perda com a morte da Senhora Eli Gomes.

Em 2005, José Geraldo Ferreira vende sua parte na sociedade, permanecendo então Roberto e Ronaldo, o qual ainda continua na administração da empresa.

A partir do ano de 2008 foram realizadas diversas mudanças na fachada externa da loja que passou a contar com uma roupagem mais moderna, com o objetivo de melhorar o atendimento aos clientes.

DESAFIOS E GRATIDÃO

Quanto aos desafios de se manter a tanto tempo no mercado, Ronaldo ressalta que é uma luta diária tanto para Casa Popular quanto para os demais comerciantes da cidade, por causa da concorrência de cidades vizinhas como Barbacena e São João del Rei que são municípios com mais opção de comércio. Ele conta que o segredo para passar por esse obstáculo está justamente no atendimento e na relação com o cliente.

“Ficamos felizes em sermos uma referência assim como outras empresas com anos no mercado. Eu sempre comento com meus funcionários que a loja pode ter o maior estoque, as melhores mercadorias e talvez o melhor preço, mas se a loja não tiver atendimento ela não fica no mercado. Os clientes sempre comentam o bom atendimento que a loja tem. Agradecemos aos funcionários que estão e que passaram por aqui. O esforço de cada um aqui que fez a loja chegar ao que é hoje. Aos nossos clientes que estão sempre aqui, todos são importantes para nós” finaliza.

Clique no link abaixo e acesse o Facebook da Loja Casa Popular e conheça os produtos da loja.

Rádio Liberdade FM – Departamento de Jornalismo

Reportagem: Douglas Gonçalves e Matheus Ávila