Durante todos os tempos e épocas, jamais existiu algo mais expressivo, singelo e importante do que as mulheres, imagine que sem elas nenhum ser humano é capaz de se promover a vida. De criança, menina, garota, moça, mulher e por último contemplando a magia de ser mãe. existem muitas que preferem não chegar ao final deste ciclo, por opção ou necessidade e mesmo assim são dignas de todo nosso respeito e carinho. Na maioria das vezes estas são verdadeiras arrimos de família que fazem e cumprem um papel tão importante na vida social e familiar quanto as próprias mães.
Porém, todas sempre lutaram pela conquista de direitos e melhores condições de trabalho e vida. Hoje a desigualdade de gênero ainda é grande, as oportunidades e salários no mercado de trabalho são diferentes para homens e mulheres, a violência doméstica permanece, e infelizmente sem sombras de dúvidas os piores perigos é da violência psicológica. “Ela é muito pior, mais forte que a dor física, pois a mulher ou mãe sofrem caladas e na maioria das vezes estes são causados por parceiros e filhos prepotentes e injustos.
Evidenciando os fatos acima, contemplemos os fatores que fazem estas personagens se tornarem mulheres e mães maravilhosas, terem e serem a sensibilidade do amor que é abençoado por Deus. Possuindo a sensatez e o poder de adivinhar sentimentos e ainda encontrar a palavra certa nos momentos incertos, conseguindo o fortalecimento quando tudo ao redor parece ruir.
Neste sentido, sua existência é em si um ato de amor, capaz de gerar, cuidar, nutrir, amar, amar e amar. Descortinando um amor incondicional que nada espera em troca, com um afeto desmedido e incontido, Mãe é um ser infinito. Você mãe é o amigo mais verdadeiro que existe, quando a dificuldade dura e repentinamente cai sobre seus filhos; quando a adversidade toma o lugar da prosperidade; quando os amigos que se alegram com seus filhos nos bons momentos os abandonam; quando os problemas complicam ao redor, você ainda estará junto de todos, e se esforçará através de seus doces preceitos e conselhos para dissipar as nuvens de escuridão, e fazer com que a paz volte aos corações de seus queridos amados.
A você que é mãe, sinta se abraçada e tenha certeza que não existiu e nem irá existir algo mais fascinante e importante que vocês em todo o universo. Não se abatam com os problemas e as desilusões da vida, lembrem se que sempre terá um novo amanhã e só com seu brilho e sua força seus filhos serão vencedores. Vamos nos lembrar também das vovós que são mães por duas vezes e apresentam um coração repleto de amor e paciência. As mães que já partiram para junto de Deus deixamos nosso respeito e eternas saudades. A todas vocês Feliz Dia das Mães!
Att: Sérgio Pedro da Silva.
Bacharel em Serviço Social.