Nesta quarta-feira (07), Barroso recebeu a visita do Subsecretário de Vigilância e Proteção à Saúde do Estado de Minas Gerais, Rodrigo Said, juntamente com a Coordenadora Estadual de Urgência e Emergência, Érica Oliveira; a Superintendente de Atenção Primária à Saúde, Ana Paula Barcellos; o Diretor da Gerência Regional de Saúde de São João del-Rei, José Raimundo Dias e outras autoridades ligadas à Saúde na região e também representantes do município. Eles se reuniram com o objetivo de discutir soluções e tomar providências em conjunto com relação à prevenção e ao combate à Febre Amarela no município. Após se reunirem na Prefeitura, eles visitaram o Hospital de Barroso, que agora passa a ser porta de entrada para pacientes com suspeita de Febre Amarela.
Além de visitar o hospital, a superintendente de Atenção Primária e o Coordenador Regional de Vigilância Epidemiológica se reuniram com as enfermeiras para debater o fluxo de atendimento e discutir as ações que estão sendo feitas e disse que o recomendado agora para Barroso é a varredura de porta em porta. A coordenação de Atenção primária de Barroso declara que já foram feitas várias ações que intensificação de vacinação, os agentes de saúde estão fazendo visita casa em casa, verificando cartão de vacina, além de cobertura em toda zona rural. De acordo com o último boletim, o município com 80% de cobertura vacinal contra a Febre Amarela.
De acordo com o Prefeito de Barroso, Reinaldo Fonseca, essa visita deu mais tranquilidade e segurança ao município. “Os representantes do Estado demonstraram muito conhecimento e comprometimento com a causa, o que nos deixou mais tranquilos. Foi um momento propício para mostrarmos a necessidade eminente de se incluir o Hospital de Barroso na Rede de Urgência e Emergência, para receber mais recursos do Estado, uma vez que as estatísticas dos atendimentos do hospital classificariam como nível 3, que possibilitaria o recebimento de recursos na ordem de R$100 mil por mês”, declarou.