Linhas de ônibus sofrem alterações em Juiz de Fora, Barbacena, Muriaé e São João del Rei. Postos registram aumento de preços e longas filas. Aeroporto Regional da Zona da Mata também tem impacto.
A falta de abastecimento de combustíveis começou a causar impactos em diversos setores nas cidades da Zona da Mata e Campo das Vertentes nesta quarta-feira (23). As ocorrências são reflexos dos protestos e paralisação realizados pelos caminhoneiros desde segunda-feira (21) nas rodovias da região.
Entre os principais impactos registrados estão as grandes filas de carros nos postos de combustíveis que ainda têm gasolina, diesel e etanol e a redução nas linhas de ônibus do transporte coletivo urbano. O aumento nos preços praticados pelos postos que ainda têm combustíveis também tem sido percebida pelos consumidores. Veja abaixo a situação em algumas cidades.
Na Cidade de Barroso a corrida de motoristas para abastecer também é grande nos postos de combustíveis. O trânsito também já sofre impacto no Centro da cidade devido às grandes filas de veículos e os postos já começaram a ficar sem combustível desde a tarde.
[ae-fb-embed url=’https://www.facebook.com/TVBarrosoRegional/videos/813535822168614/’ width=’500′ showtext=’true’ showcaptions=’true’ allowfullscreen=’true’ autoplay=’true’]
Juiz de Fora
Segundo levantamento realizado pelo G1, diversos postos de combustíveis já estão fechados devido ao desabastecimento na cidade. Em outros locais, mesmo com o aumento nos preços cobrados, estão sendo registradas longas filas, em que os motoristas estão aguardando mais de uma hora para conseguir abastecer.
As grandes filas começaram também a impactar a fluidez em diversos pontos da cidade, como na Cidade Alta, no Centro e em alguns bairros próximos à região central como São Mateus e Morro da Glória. O G1 entrou em contato com a Secretaria de Transporte e Trânsito (Settra) para saber quais medidas estão sendo tomadas para garantir a fluidez no trânsito da cidade.
A assessoria da pasta informou que tem sido feito monitoramento através do Centro de Controle e Monitoramento (CCM) e, se for considerado necessário, agentes de trânsito serão deslocados até os locais para garantir que o tráfego de veículos seja realizado com normalidade.
A Settra e os Consórcios Integrados do Transporte Urbano (Cinturb) comunicaram na tarde desta quarta-feira a necessidade iminente de uma racionalização dos horários de ônibus do transporte coletivo em Juiz de Fora devido ao desabastecimento de combustível.
A racionalização da frota começa nesta quinta-feira (24), no horário de entrepico, que vai das 9h às 16h e a partir das 20h até o final da operação. A circulação dos ônibus permanece normal nos horários do início da operação até 9h e das 16h às 20h. Caso a greve persista, o Cinturb comunicará nova estratégia para tentar evitar a paralisação completa do serviço.
De acordo com o Sindicato dos Taxistas, ainda não há previsão de interrupção ou alterações nos serviços, mas novas medidas podem ser adotadas em caso de continuidade da paralisação.
Barbacena
A corrida de motoristas para abastecer também é grande nos postos de combustíveis de Barbacena. O trânsito também já sofre impacto no Centro da cidade devido às grandes filas de veículos. Alguns postos estão fechados por causa do desabastecimento causado pela paralisação dos caminhoneiros.
O transporte coletivo também foi impactado na cidade. De acordo com o consórcio que administra os ônibus urbanos, alguns horários serão cortados para evitar uma paralisação total do serviço, tendo em vista que os veículos não estão conseguindo reabastecer. A lista das alterações das linhas, no entanto, ainda não foi confirmada ao G1 até a publicação desta reportagem.
Muriaé
A viação que atende a cidade anunciou que a partir desta quinta-feira (24) o transporte será feito em escala reduzida de horários. A assessoria informou ainda que, caso a greve persista, o transporte coletivo urbano ficará comprometido em Muriaé.
Confira a relação completa das linhas que serão alteradas:
– Aeroporto: atendimento normal
– Encoberta: recolhido
– São Francisco: atendimento normal
– Gaspar: 1 ônibus integral e 1 intermediário (6h às 08h/11h às 13h/17h às 19h)
– Santana: 2 ônibus integral
– Bela Vista: 1 ônibus integral e 1 intermediário (6h às 8h/11h às 13h/17h às 19h)
– Inconfidência: 1 ônibus integral e 1 intermediário (6h às 8h/11h às 13h/17h às 19h)
– Circular: 1 ônibus integral
– Planalto: 1 ônibus integral e 1 intermediário (06h as 08h/11h as13h/17h as 19h)
– Napoleão: atendimento normal
– João XXIII: 1 ônibus integral
– São José: 1 ônibus integral e 1 intermediário (6h às 8h/11h às 13h/17h às 19h)
– Cardoso de Melo: 1 ônibus integral e 1 intermediário (6h às 8h/11h às 13h/17h às 19h)
– São Joaquim (Santo Antônio): recolhido
– São Joaquim (Marambaia): atendimento normal
As linhas que têm especiais não vão funcionar.
São João del Rei
A escala de ônibus também será reduzida e em alguns locais terão horários alterados em São João del Rei. A empresa que realiza o serviço na cidade informou através de nota nesta quarta-feira, no entanto, ainda não foi confirmada alterações das linhas à imprensa.
Aeroporto Regional da Zona da Mata
De acordo com a assessoria da Concessionária do Aeroporto Regional da Zona da Mata, com o combustível atual só será possível manter as operações regulares somente até esta quinta-feira (24).
A orientação é de que os passageiros com voos marcados a partir desta data entrem em contato com as empresas para confirmarem se os horários estão confirmados.
Fonte: G1