Corredor barrosense conquista pódio na Argentina

No último domingo, dia 26 de agosto, foi disputado no Ushuaia, na Argentina, o Mountain Do Fim do Mundo. O local da corrida foi o Cerro Castor, famosa estação de esqui na cidade mais austral do planeta.

Entre os cerca de 350 participantes brasileiros e estrangeiros, um barrosense se destacou entre os atletas de elite, conquistando a 3ª colocação geral no percurso de 21Km, com o tempo de 1:20:09, apenas 03 segundos atrás do atleta olímpico argentino, Federico Cichero, que foi o 2º colocado. O 1º lugar ficou com Ednilson Cardoso, ex-atleta do Cruzeiro.

O atleta barrosense conta que a prova foi de altíssimo nível. “Foi espetacular correr ao lado de grandes atletas da elite do esporte brasileiro e argentino, inclusive de nível olímpico e poder disputar de igual para igual, em um terreno e condições climáticas inéditas para mim”, destacou.

Além de correr, o Barrosense, que é jornalista e cobriu a prova pra Revista Trailrunning, foi filmando parte do percurso, o que, de acordo com ele, atrapalha um pouco a concentração, mas sem trazer grandes prejuízos no desempenho.

Wanderson destaca ainda que enfrentou dificuldades, além do terreno desconhecido, totalmente sobre o gelo e da temperatura extrema, que chegou a 5 graus negativos, com neve durante a prova. “Ao longo da semana lutei contra uma infecção na garganta, tomando diversos medicamentos. Mesmo assim, consegui fazer um treino leve, para sentir o piso, apesar de não chegar em alta montanha, como foi a prova. Felizmente não senti nenhum sintoma e o resfriado só atacou após a corrida” explica.

O atleta planejou sua participação nessa prova ao longo de um ano e pretende voltar em 2019, para correr o percurso de 42Km, que será novamente no inverno.

Quem também disputou a prova foi o são-joanense Jorge Luiz, que ficou em 24º geral e foi o campeão da categoria acima de 63 anos, com o tempo de 1:40:59.

O Mountain Do Fim do Mundo faz parte do circuito internacional da Sports Do, que abrange cinco países, Brasil, Argentina, Chile, Peru e Marrocos. Essa foi a terceira edição do Mountain Do no Ushuaia, mas foi a primeira realizada no inverno, com percurso 100% no gelo.