A Câmara Municipal de Barroso divulgou nesta sexta-feira, 25 de outubro, o resultado final do Concurso Jovem Legislador 2019. As provas foram aplicadas na última quarta-feira, dia 23, nas turmas de 9º ano das escolas do Município. Neste ano, o número recorde de 145 alunos foi registrado na inscrição para o certame, com as avaliações sendo aplicados nas próprias escolas.
Os destaques ficaram por conta da Escola Estadual “Prefeito Geraldo Napoleão de Souza” e Invictus Centro de Ensino. Na categoria Estudantes, o primeiro lugar registrou um total de cinco alunos atingindo 19 pontos. Já a segunda colocação foi alcançada por dois estudantes, com 18 pontos, e o terceiro lugar por um único aluno, com 17 pontos.
A classificação final ficou da seguinte forma:
CATEGORIA ALUNOS:
1º lugar: Gabriel Moreira Santos, Giovanna Almeida Ferreira Souza, Henrique Luiz Moreira (9º ano 7 da E. E. “Prefeito Geraldo Napoleão de Souza”) e Isadora Chiericato Diogo e Kennuy Ayslin Ribeiro Nogueira (turma única do Invictus Centro de Ensino)
2º lugar: Anna Clara Costa Paiva de Assis (9º ano 7 da E. E. “Prefeito Geraldo Napoleão de Souza”) e Bruna Vitória Firmiano Colin Marques (9º ano 6 da E. E. “Prefeito Geraldo Napoleão de Souza”)
3º lugar: Matheus Henrique Souza Mendonça (turma única do Invictus Centro de Ensino)
CATEGORIA TURMA:
1º lugar: Invictus Centro de Ensino (turma única)
2º lugar: 9º ano 7 da E. E. “Prefeito Geraldo Napoleão de Souza”
3º lugar: 9º ano 6 da E. E. “Prefeito Geraldo Napoleão de Souza”
CATEGORIA PROFESSOR:
1º lugar: Wainer do Nascimento Rodrigues
2º lugar: Alessandro Ferreira de Paula
3º lugar: Alessandro Ferreira de Paula
Sobre o Concurso Jovem Legislador
A Câmara Municipal de Barroso promove, anualmente, um concurso de estímulo aos jovens barrosenses, para que tomem conhecimento de questões relacionadas às normas legais que regem o funcionamento do Poder Legislativo na cidade. Batizado de “Concurso Jovem Legislador”, o concurso tem suas questões extraídas de uma cartilha oferecida pelo Legislativo, com base em seu Regimento Interno, e ainda da Lei Orgânica Municipal.
O Jovem Legislador foi criado a partir de uma iniciativa do então Vereador Antônio Maria Claret de Souza, no ano de 2005, com apoio dos demais vereadores na época. O objetivo de sua criação é o de promover a educação cidadã dos jovens barrosenses, buscando formar uma nova geração de munícipes, educada para compreender mais e melhor a política e o papel do Legislativo. Neste ano. Um total de R$ 4.500,00 será distribuído entre os vencedores, seguindo os critérios publicados pelo edital do certame. Para mais informações sobre o concurso, acesse este link.