CICLOTURISMO OESTE DE MINAS: UM CAMINHO REPLETO DE HISTÓRIA
O evento, que é um dos maiores de caráter não competitivo da região, está em sua quinta edição e espera número recorde de participantes
O que começou como uma reunião de amigos ciclistas para explorar um caminho histórico da região, acabou se tornando um dos principais eventos esportivos de caráter não competitivo de Minas Gerais. Assim nasceu o Cicloturismo Oeste de Minas, que tem data marcada para dia 15 de abril. O passeio desbrava a antiga Ferrovia este de Minas, em seu trecho que liga as cidades mineiras de Antônio Carlos e Tiradentes, passando por Barroso. A ferrovia foi inaugurada em 1881 e contou com a presença do imperador D. Pedro II. Durante quase um século foi fundamental para manter viva a economia dos sertões do estado, conectando-os com a Estrada de Ferro Central do Brasil que, por sua vez, ligava até o Rio de Janeiro, então capital do Brasil.
Em 2008, um grupo de ciclistas, que já conhecia a região, decidiu fazer, pela primeira vez, o caminho por bicicleta, constatando as belezas naturais, que são únicas do lugar. São 84km de estrada de terra e trilhas. É um percurso plano, de nível intermediário, ladeando o Rio das Mortes, um dos mais importantes da região. Ocasionalmente, este encontro se tornou um evento anual, sem caráter de competição, mas um passeio como forma de confraternização entre os praticantes do ciclismo. E a cada ano o evento cresceu, assim como o número de participantes. Hoje, conta com estrutura com apoio mecânico durante o trajeto, apoio logístico, café da manhã na largada e pontos de hidratação e frutas no decorrer do trajeto.
O Cicloturismo Oeste de Minas ganhou bastante repercussão pelo seu percurso único e com a organização pensada para os ciclistas e seus familiares. É uma grande oportunidade de curtir uma atividade física em contato com a natureza.
A edição de 2018 do passeio terá largada na cidade de Barbacena, de onde os ciclistas partem em direção a Barroso, tendo como parada final o centro histórico de Tiradentes. Para essa edição, foram incluídas novidades como camisa oficial de ciclista e casual, além de garrafinha térmica personalizada com a marca do evento. Esses itens são oferecidos em diferentes combos no ato da inscrição, tornando um atrativo a mais para os participantes.
São esperados cerca de 500 ciclistas, desde os iniciantes aos mais experientes, que participarão de uma grande festa do esporte.
Mais informações podem ser conferidas com a organização pelos telefones (32) 3332-4871 e (32) 98806-3029. Inscrições pelo site: https://www.sympla.com.br/cicloturismo-oeste-de-minas__238302
Fonte: Prefeitura de Barroso