A juventude, seus limites e sonhos

A vida é um eterno aprendizado, sempre devemos aprender com os outros, observar pessoas com ricas histórias de vida, construídas com experiências adquirida nas derrotas, transformadas em superação e vitórias conquistadas através de muita luta, para escrevermos a nossa própria. Por isso, a juventude na atualidade necessita de viver experiências positivas para fortalecer as esperanças, a confiança e acima de tudo alimentar sonhos futuros.

No entanto, apesar das dificuldades enfrentadas, compartilhar e viver de sensatez, tolerância, paciência e inteligência é o melhor caminho para que os sonhos sempre se renovem. A juventude está muito ansiosa, estressada, consumista e sem paciência, age por instinto, qualquer coisa é motivo para brigas, não pensam antes de reagir.

Neste sentido, onde entra a intervenção dos Pais e da família? É propício terem a consciência de gerar ações e atitudes positivas que busque impactar na promoção da vida social, educacional e profissional, sempre multiplicando possibilidades reais e concretas em todas as áreas vitais, para que os jovens nunca percam a coragem e desistam de seus sonhos. É de grande relevância os conscientizar que os sonhos trazem saúde para a emoção, equipam o frágil para ser forte, renovam as forças do ansioso, animam os deprimidos, transformam os inseguros em seres humanos de raro valor. Os sonhos fazem os tímidos terem golpes de ousadia e os derrotados serem construtores de oportunidades.

Portanto, a primeira esperança de progresso do pensamento juvenil, é a educação escolar e familiar, as conversas e experiências trocadas com os Pais seguidas de compreensão e respeito, para que abram as portas do horizonte e incentive o jovem a sonhar, a pensar, a ter a capacidade de ser empreendedor e principalmente os libertar do comodismo e do conformismo, os deixando livre para percorrer e explorar o desconhecido, promovendo acima de tudo responsabilidade e produzindo conhecimento do que é o certo ou errado.

Enfim, a juventude é a época de se estudar a sabedoria e alimentar os sonhos, para que no futuro tenham a hora de conquistar os objetivos ou parte deles. Entendendo que a vida é igual a um jogo, onde podemos perder ou vencer, mas sempre teremos uma nova oportunidade para mudarmos a história da mesma.

Att: Sérgio Pedro da Silva

Bacharel em Serviço Social