A Intolerância nos dias atuais

Ataques a sociedade em geral. Repressão. Massacres físicos e psicológicos. Esses são alguns aspectos degradantes que trazem à luz uma discussão bastante importante na atual conjuntura contemporânea. Males que vem produzindo desenfreadamente a intolerância em nosso país, ao ponto de chegarmos a triste sensação de estarmos vivendo uma degradação humana, descontrolada e irreversível.

Em primeiro lugar, é necessário analisar a “cultura do eu”, cada dia mais enraizada em nossa sociedade. Na contemporaneidade, o mercado de trabalho é extremamente acirrado e competitivo. Focando em si próprio, e no seu crescimento pessoal e profissional, o ser humano acaba por incentivar o individualismo. Este faz com que se aceite menos o outro, suas diferenças e especificidades. A busca da flexibilidade trás uma competitividade desleal que descaracteriza a amizade, o grupo e na maioria das vezes até a família.

Portanto, fica bem claro que há diversos aspectos no mundo contemporâneo que fazem com que algo tão antigo quanto a intolerância no Brasil tome formas catastróficas e até mortais. Cabe ao homem pós-moderno selecionar as informações que recebe, buscando saber o que é coerente ou não. Além disso, não devemos radicalizar nenhum movimento político, religioso ou social, pois os extremistas existem em todo lugar, mas são minoria, e não devem responder pelo todo que representam.

Entretanto, é fato que para formar um país mais justo e inclusivo se faz necessário que os poderes políticos invistam em políticas públicas de integração e combate aos preconceitos raciais, sociais, culturais e de todo e qualquer outro gênero. Assim, formaremos uma sociedade mais integrada no Brasil! Na atualidade torna-se necessário diferenciarmos os termos integração e inclusão. Em que sentido eles são diferentes? Seria a inclusão apenas uma integração com ares de modernidade? No seu sentido etimológico, integração vem do verbo integrar, que significa formar, coordenar ou combinar num todo unificado. Inclusão, de o verbo incluir, significa compreender, fazer parte de ou participar de. Nota-se no significado de inclusão que aparece à palavra participar, fazer parte, o que pressupõe outra visão. Participação é uma necessidade fundamental do ser humano, e o homem só terá possibilidade de total desenvolvimento numa sociedade que permita e facilite a sua participação.

Afinal, tenhamos Fé, Força e participemos com Tolerância! Desta forma, algum resultado positivo há de surgir.

Por: Sérgio Pedro da Silva

Bacharel em Serviço Social