4º Festin terá presença de grupos e espetáculos renomados de teatro

A edição de 2021 do Festin — Festival de Teatro Infantil — terá apresentações de artistas de vários estados. Como a edição será totalmente online, ficou mais fácil prestigiar o trabalho de grupos e profissionais individuais renomados, com histórico de apresentações premiadas e muita história boa pra contar!
As apresentações serão realizadas entre os dias 1º e 6 de junho, e as crianças poderão participar de qualquer lugar com uma conexão com a Internet: basta acessar nossos canais no YouTube, Facebook e Instagram, ou baixar o aplicativo, criado exclusivamente para o evento.
Que tal se programar para garantir a participação dos seus filhos? Veja um pouquinho sobre cada montagem e o que esperar da quarta edição do Festin:
Achadouros – Teatro para Bebês
Apresentação no dia 1º de Junho

Criadouros é um coletivo de criação cênica brasiliense formado por Caísa Tibúrcio, Marcelo Augusto, Nara Faria, Pedro Caroca e dirigido por José Regino.
“Achadouros – Teatro para Bebês” é um espetáculo criado em um ambiente poético-teatral, que explora a linguagem não verbal e o conceito de ressignificação de objetos cotidianos — foi criado a partir do estudo do universo infantil ambientado em uma creche.
O objetivo do espetáculo é despertar a consciência ambiental e a reavaliação de uma cultura pautada no consumismo descartável, por meio de uma reflexão poética sobre a chegada do ser humano ao mundo, sua capacidade transformadora e criativa.
Show de Palhágica
Apresentação no dia 2 de Junho

Show de Palhágica é uma experiência encantadora e emocionante, que resgata a tradicional e milenar arte do circo associada ao teatro.
O monólogo é o primeiro espetáculo solo de Galileu Henrique Costa Fontes, artista brasiliense que já apresentou a peça em mais de 200 eventos.
A peça mistura as linguagens do circo e do teatro, e explora mágica, técnicas de mentalismo, ventriloquia, improviso, contação de história e palhaçaria em um verdadeiro show de variedades para todas as idades!
Um Golinho Só
Apresentação no dia 3 de Junho

A Cia Cornucópia de Teatro é formada por Míriam Fontana, Adriana Scannavez, Cinthia Vendruscolo, Fábio Evangelista,Thomaz Féres e dirigida por Dino Bernardi.
O grupo tem o objetivo de expressar conteúdos essenciais do ser humano enquanto sujeito cultural, por meio da música, das distintas linguagens teatrais, das artes plásticas e visuais para compor suas encenações — 16 obras com passagens por notórios Festivais do país.
Um Golinho Só traz a poesia e o lúdico para tratar da temática da água sob uma reflexão contemporânea utilizando recursos híbridos como o teatro narrativo e o teatro de bonecos, além da música e do flerte com elementos do imaginário popular.
Em Busca do Snark Invisível
Apresentação no dia 4 de Junho

Magnólia Cultural é um grupo teatral criado em 2013 e formado por Rodrigo Ferreira de Andrade Morais, Danilo Barbosa Martins, Larissa Carneiro da Silva, Wilson Walmick Holanda Campos Filho, Lucas Sancho Belmino.
O espetáculo Em Busca do Snark Invisível é inspirado no poema A Caça ao Snark, do escritor inglês Lewis Carrol, e discute os diferentes tipos de medo e a valorização da singularidade do indivíduo em uma expedição náutica em busca do Snark, uma criatura imaginária singular.
A aventura conta com muita música e interação, para que os espectadores descubram coisas novas sobre o mundo e sobre eles próprios.
Casulo
Apresentação no dia 5 de Junho

A Cia Arte-Móvel de Teatro nasceu no ano de 2009 em busca de sintonia com a contemporaneidade, por meio de investigações e reflexões acerca de importantes temas que assolam a humanidade.
O grupo, formado por Bruna de Oliveira, Helton Carlos, Lays Lopes Ramires, Otávio Lourenço Delaneza e Vinícius Souza Pestana ressalta a expressividade por meio da poesia, da metáfora e da simbologia, e mistura várias linguagens para tornar o teatro uma ponte para afetos e autoconhecimento.
Casulo é uma obra teatral poética e delicada. A peça é uma reflexão sobre a tênue linha da vida, um convite à emoção e ao que há de mais sincero e onírico dentro de nós.
Juvenal, Pita e o Velocípede
Apresentação no dia 5 de Junho

Pandorga Companhia de Teatro e Pita Produções agrega valor ao monólogo “Juvenal, Pita e o Velocípede” com a participação de vários parceiros e profissionais nos bastidores do projeto artístico centrado no trabalho do ator Eduardo Almeida.
No diálogo entre as diversas disciplinas artísticas e na investigação de temas urgentes no teatro para a infância e juventude, o espetáculo propõe uma perspectiva autoral e contemporânea para todos os públicos por meio do resgate de memórias da infância.
A peça tem direção de Cadu Cinelli e texto de Cleiton Echeveste. Juvenal, Pita e o Velocípede busca despertar a curiosidade do público infanto-juvenil por outras infâncias possíveis, apontando para a diversidade e a riqueza da experiência humana em diferentes tempos e gerações.
Memórias de um Quintal
Apresentação dia 6 de Junho

A Insensata Cia de Teatro surgiu em 2009 com a união de atores formados pelo Teatro Universitário da UFMG.
No premiado espetáculo Memórias de um Quintal, Cleuves Emanuel Freire Dias, Brenda Campos Oliveira Freire, Claudio Marcio de Lima, Dario Marques e Davds Lacerda desassociam o público infantil dos clichês, especialmente os finais felizes tradicionalmente vistos nos contos de fadas.
Com essa abordagem fora do lugar-comum e sem deixar a alma e a poesia teatral de lado, a peça destaca memórias que remetem ao verdadeiro encantamento da infância.
E aí? Quer saber mais sobre as apresentações e como participar do Festin? A programação é totalmente gratuita e as informações estão disponíveis no site oficial da Inovità, Instagram, Facebook e YouTube.
Você também pode baixar o aplicativo oficial do evento! O app é gratuito e compatível com o sistema operacional Android, e em breve, será disponibilizado também para iOS.

Participe! Lugar de criança também é no teatro!