Problemas sociais, causas e consequências

Muitos brasileiros vivem excluídos da sociedade na medida em que, dentre tantos fatores de origem, a falta de dinheiro é um dos principais inibidores para o acesso aos meios essenciais que permitem às pessoas usufruir das condições básicas de sobrevivência que apesar de essenciais, nem todos têm acesso. No entanto, a causas dos problemas sociais estão ligadas a uma série de fatores. Dentre alguns, podemos citar: Falta de planejamento familiar; falta de compromisso dos governantes e a corrupção. Portanto, entre as consequências desses fatores, o desemprego é uma realidade vivida cotidianamente, visto que raramente alguém não têm contato com pessoas em situações de desemprego. Para os jovens, especialmente do ensino médio, que vão criando nessa altura grandes expectativas quanto ao mercado de trabalho, esse tema é causa de grande perturbação.

Na mesma linha, na violência e criminalidade, o Brasil ocupa um lugar de destaque. Ultimamente os debates acerca da violência nas ruas deu lugar às situações de violência naqueles que deveriam ser os locais mais seguros para se estar. Em casa ou na escola os atos de violência física e bullying ganharam proporções tais ao ponto de se tornarem crimes. Entretanto, a falta de investimento na educação resulta na lotação e falta de condições nas instituições de ensino. Como consequência, a formação é, muitas vezes falha, ou o nível de aproveitamento é muito baixo. Uma vez que a escola não esteja preparada para atender os alunos, deixa passar ao lado o acompanhamento às crianças que, em virtude do trabalho, ingressam tardiamente nos estabelecimentos de ensino.

No que respeita à moradia, para além da falta dela, muitas vezes quem tem casa não a tem com a qualidade esperada. Há ainda pessoas que vivem em casas de madeira ou com um número de habitantes muito superior ao número de cômodos da moradia. Além disso, há pessoas que vivem em situações bastantes precárias em virtude da falta de saneamento básico e de energia elétrica. Na saúde, o Sistema Único de Saúde (SUS), criado em 1988, não consegue atender a população. Hoje, em dia, o plano de saúde é uma das prioridades de um brasileiro que pode pagar para ter atendimento médico, uma vez que o atendimento público de saúde apresenta uma série de falhas, tais como hospitais cheios, onde os profissionais de saúde convivem com a falta de medicação e equipamentos ou falta de funcionários.

Enfim, o fato de os problemas estarem interligados torna a sua resolução ainda mais complexa. A falta de formação pode resultar no desemprego, que gera a falta de dinheiro, falta dos bens a que o mesmo dá acesso e, pode resultar na criminalidade. Apenas um bom planejamento que tivesse como objetivo atacar cada um desses problemas e, especialmente seus fatores de origem, abriria espaço para uma solução.

Att: Sérgio Pedro da Silva

Bacharel em Serviço Social