Juiz de Fora e Barbacena registram crescimento nos pedidos espontâneos de demissão

As duas maiores cidades da Zona da Mata e Campo das Vertentes, Juiz de Fora e Barbacena, registraram crescimento nos pedidos espontâneos de demissão no mês de agosto.

A retomada da criação de empregos tem desencadeado uma movimentação entre os trabalhadores nas duas cidades, segundo a analista de Recursos Humanos Carla Mendes.

Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), vinculado ao Ministério do Trabalho, apontam que, em agosto, Juiz de Fora registrou 978 desligamentos a pedido dos próprios trabalhadores e Barbacena contou com 130 casos.

Barbacena registra quase mil demissões espontâneas até agosto de 2018

Barbacena registra quase mil demissões espontâneas até agosto de 2018

Em Juiz de Fora, entre os meses de janeiro e agosto foram registradas 34.353 demissões, sendo que 7.529 foram realizadas a pedido dos próprios funcionários, o que equivale a 21,91%.

Em Barbacena, no mesmo período, houve 4.651 desligamentos. Desses, 864 foram pedidos de forma espontânea pelos trabalhadores, o que representa 18,57%.

De acordo com a analista de Recursos Humanos de uma empresa de Barbacena, Carla Mendes, a maioria dos pedidos espontâneos de demissão acontece porque, com o crescimento na abertura de novas oportunidades de emprego, trabalhadores estão migrando de uma empresa para outra.

“A maioria das admissões que a empresa realizou entre os meses de janeiro e agosto foi de funcionários que pediram demissões em outros locais para aproveitarem as oportunidades que nós estávamos oferecendo”, explicou.

“Com a retomada do mercado de trabalho, ainda que mais fraco do que o esperado, a quantidade de pessoas que muda de emprego tende a subir”, afirma Sérgio Firpo, professor do Insper, instituição de ensino e pesquisa nas áreas de administração, economia, direito e engenharia sediada em São Paulo (SP).

Desempenho nacional

No Brasil, entre janeiro e agosto, 2,253 milhões de brasileiros pediram demissão de forma espontânea das empresas. O número equivale a 23% do total de desligamentos registrados no país no período.

Até agosto deste ano, o Brasil criou 568.551 empregos com carteira assinada em todo o país. A expectativa é que o país encerre o ano com saldo positivo, apesar de as expectativas estarem sendo revisadas para baixo diante do crescimento mais fraco.

Fonte: https://g1.globo.com/mg/zona-da-mata/noticia/2018/09/30/juiz-de-fora-e-barbacena-registram-crescimento-nos-pedidos-espontaneos-de-demissao.ghtml