Os 65 idosos do Lar Nossa Senhora de Fátima, em Barroso, têm agora uma nova atividade na programação: cuidar e manter a horta comunitária criada em maio passado a partir de uma ação de voluntariado. Eles são responsáveis pelo plantio, colheita dos alimentos e manutenção da horta, localizada na parte externa da instituição. Nos canteiros da horta, estão plantados diferentes tipos de hortaliças, legumes e verduras, como alface, jiló, couve, manjericão e cebola.
O espaço é resultado da ação de voluntariado organizada pela LafargeHolcim, que contou com a participação de empregados da sua fábrica local. A iniciativa, que faz parte do Programa de Voluntariado da LafargeHolcim, tem como objetivo contribuir para a qualidade de vida dos idosos e também estimular a participação cidadã de empregados e terceiros em atividades voluntárias.
Hoje, três meses após o plantio das primeiras sementes, a horta se tornou uma realidade. Além de ser utilizada para as questões nutricionais da instituição, tem função social e terapêutica. Gilcimara Faria, psicóloga da instituição, reforça esse aspecto: “o projeto veio para somar na qualidade de vida dos nossos idosos. Desde a construção da horta eles tiveram a oportunidade de auxiliar na manutenção do espaço, o que melhora suas condições cognitivas e sociais, auxilia no bem-estar, beneficiando a autoestima, saúde mental e física”.
Como forma de celebrar a iniciativa, o Instituto Holcim produziu um vídeo que registra a construção da horta e a revitalização do espaço, e reúne depoimentos de voluntários, idosos e funcionários do Lar Nossa Senhora de Fátima. O vídeo está disponível no canal do Instituto Holcim no Youtube (https://www.youtube.com/watch?v=CEe9j23OxkE).